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Descrição


Objetivo Geral

O Curso de Direito da FACIMED busca, em um sentido geral, otimizar a formação de profissionais éticos, capazes de consecutar a carreira jurídica na área que lhes aprouver, aptos a interatuarem com os diferentes processos de transformação social e próprios para conferirem proeminência ao exercício da cidadania e à busca dos preceitos que suportam e dão efetividade à dignidade da pessoa humana e ao desenvolvimento sócio-econômico-político-ambiental do entorno onde se encontra inserida a Instituição.

Objetivos Específicos

Oferecer um referencial teórico, com arrimo do correlato prático-profissional adequado à implementação dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, visando o exercício competente, ético e qualificado das atividades jurídico-profissionais; Proporcionar a qualificação adequada para os acadêmicos assumirem suas atribuições e deveres sociais como transformadores do Direito, como agentes aptos e responsáveis, capazes de desenvolverem as atividades técnico-jurídicas em sintonia com a realidade sócio-econômico-político-ambiental do entorno onde se encontram inseridos; Despertar a importância que o profissional do Direito tem para a solidez do exercício da cidadania e para o alcance de condições próprias à dignidade da pessoa humana, de maneira que o egresso colabore com os avanços sociais, políticos, econômicos e culturais, através da efetivação do Direito e do Estado Democrático; Viabilizar a conformação de um profissional conhecedor das situações do mundo, de consciência e espírito científico próprios ao desenvolvimento de uma postura reflexiva e atitude crítica, de construção e transformação.

Competências e Habilidades Gerais

Cultura geral; Domínio da língua; Concepção humanista; Postura ética; Raciocínio crítico; Consciência política; Técnica jurídica; Atualização tecnológica; Atitude Científica; Capacidade de argumentação; Aptidão para julgar e tomar decisões; Afinidade com as novas tecnologias; Adaptação às metodologias ativas de aprendizagem. 

Metodologia

O processo de ensino-aprendizagem no Curso de Direito se faz mediante a adoção de técnicas participativas que proporcionam uma pedagogia ativa e dinâmica. A adoção dessas técnicas de ensino articula-se com uma abordagem do Direito em que se considera mais seriamente a polivalência do saber jurídico. Alguns métodos e técnicas de ensino participativo usados nas aulas e nas oficinas do Curso podem ser listados: (1) métodos de caso; (2) simulações; (3) aulas dialogais (método socrático); (4) aprendizado baseado em problemas (ABP); (5) jogos e outros métodos experimentais.

Diferenciais

Currículo: Direito Agrário, Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, Direito Cooperativo,  Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Indígena e Medicina Legal; Proficiência em Língua Portuguesa.

Órgãos Jurídicos para Convênios: Carta de Intenções da Defensoria Pública (em mãos) e outras já solicitadas (Delegacia de Polícia; Fórum; Procuradoria Regional; Promotoria de Justiça).

Extensão: Oficinas em Direitos Humanos.

Interdisciplinaridade e Flexibilidade: Direito Processual Societário; Processo nos Juizados Especiais; Direito Eleitoral; Prática Jurídico-Contábil Empresarial; Direito Municipal; Tutela dos Interesses Transindividuais; Processo Coletivo; Direito e Movimentos Sociais; Criminologia; Improbidade Administrativa e Direito dos Grupos Vulneráveis.

Nivelamento: Filosofia, Sociologia e Redação Jurídica.

Exame de Proficiência em Língua Portuguesa: a partir do 4º. Período e requisito obrigatório para integralização.

Infraestrutura já montada: Sala de Audiências (Júri) e Núcleo de Práticas Jurídicas (Conciliação, Mediação, Negociação e Arbitragem).

Autoavaliação: Comissão Setorial de Avaliação (CSA) – Dimensões ODP, CDT e Infraestrutura.

Projetos: Inclusão Social; Sarau Jurídico; OAB; Cinema e Direito; Temáticas em Legislação, Terra e Territórios; Trabaçho, Meio Ambiente; Penitenciária e Segurança Pública; Mulheres; Cultura; Criança e Adolescente; Reforma urbana; LGBTT e Direitos Indígenas; Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e Livro do Direito.

Detalhes
  • Duração: 5 anos

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