Acadêmico de Engenharia Elétrica da Facimed apresenta pesquisa em Congresso no Rio de Janeiro

A pesquisa de Vinício é sobre análise de viabilidade econômica para implementação de um sistema solar fotovoltaico para geração de energia na prefeitura de Cacoal

Vinício Gonçalves da Silva, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), esteve presente entre os dias 3 e 4 de outubro na edição 2019 do XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão, VI Inovarse & IX Congresso de Sistemas Lean, na cidade do Rio de Janeiro.

Sob a orientação do professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Sérgio Nazário, Vinicio apresentou o artigo sobre “Análise de viabilidade econômica para implementação de um sistema solar fotovoltaico para geração de energia na prefeitura de Cacoal, Rondônia, Região Amazônica”.

O estudante explicou que os modelos de produção e consumo de energia baseados nas fontes, fósseis são prejudiciais ao meio ambiente, pois geram emissões de poluentes locais, gases de efeito estufa e põem em risco o suprimento de longo prazo no planeta. “A pesquisa teve como objetivo um estudo de viabilidade para a redução de gastos do governo com consumo de energia, a utilização de energia limpa, fomentando a adoção de práticas sustentáveis em órgãos públicos, tornando assim um modelo nacional para os outros municípios”, pontuou o acadêmico.

Durante a participação no Congresso, Vinicio teve a oportunidade de conhecer vários estudantes e professores de áreas diferentes. Ele destaca que o processo de avaliação do trabalho foi feito por dois avaliadores que aplaudiram a iniciativa e ficaram muito interessados na pesquisa.