Acadêmicos da Facimed visitam Aterro Sanitário Regional de Cacoal

Os estudantes ficaram atentos a problemática dos resíduos sólidos urbanos e a importância da reciclagem

Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Administração e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), tiveram a oportunidade de visitar o Aterro Sanitário Regional de Cacoal, que recebe aproximadamente 130 toneladas de lixo por dia de 14 municípios. Acompanhados pela Professora Ma. Iracy Pinheiro, os acadêmicos conheceram os processos de adequação de resíduos e a Estação de Tratamento de Efluente (tratamento do chorume).

De acordo com a professora, os estudantes ficaram atentos a problemática dos resíduos sólidos urbanos e a importância da reciclagem além do custo social e ambiental da não adequação dos resíduos.

As turmas de Administração e Ciências Contábeis analisaram pontos relacionados ao posicionamento de mercado, empreendedorismo, investimento e o valor do olhar do gestor para problemáticas ambientais.

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas trabalharam questões sobre o planejamento e adequação de resíduos como mecanismos de melhoria ambiental, já os futuros arquitetos se voltaram para os materiais, estrutura, drenagem e em especial o processo de adequação dos resíduos sólidos urbanos.

Toda a visita técnica foi acompanhada pelo Engenheiro Agrônomo, Sidecley Soteli, que apresentou aos acadêmicos o espaço destinado para a Usina de Reciclagem, as Células utilizadas para disposição dos Resíduos Sólidos, lagoas de tratamento de chorume em suas etapas e explicou o funcionamento do sistema químico de tratamento.