Ação do UNIFACIMED alerta a população sobre as queimadas

Ação do UNIFACIMED alerta a população sobre as queimadas

O objetivo é mostrar os prejuízos que as queimadas podem causar na economia, meio ambiente e na saúde

Com o período da seca se aproximando, o UNIFACIMED em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal (SEMMA), realizou, no último dia 10, uma carreata para alertar a população sobre os riscos e prejuízos das queimadas. No ano passado, Rondônia acumulou 1.021 focos de queimadas entre os dias 1º e 7 de setembro. O valor foi 70,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2019, quando o estado somava 598 pontos de fogo, segundo dados dos Registros do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“A responsabilidade socioambiental é um dos compromissos do UNIFACIMED, que pertence ao Grupo Ser Educacional. A sustentabilidade não se resume apenas em cuidar, respeitar ou proteger o meio ambiente, mas também de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade”, destacou Patrícia Siqueira, Pedagoga do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do UNIFACIMED.

A parceria entre UNIFACIMED e SEMMA vem para fortalecer as ações em prol dos cuidados com o meio ambiente. De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental da SEMMA, Lucen Baine Ribeiro Santos, o mês de junho será repleto de ações para intensificar a conscientização da população sobre os prejuízos com o meio ambiente e consequentemente com os malefícios que isso pode trazer para saúde das pessoas. “Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, o período de queimada provoca danos à saúde. Quem sofre com doenças respiratórias, tem sua saúde abalada”, afirmou a coordenadora.