Animais são vacinados por acadêmicos do UNIFACIMED em Espigão D’Oeste

Animais são vacinados por acadêmicos do UNIFACIMED em Espigão D’Oeste

O curso de Medicina Veterinária esteve presente na campanha de vacinação antirrábica do Município

Aproximadamente 40 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do UNIFACIMED, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do município de Espigão D’Oeste, vacinaram mais de 3 mil animais entre cães e gatos da zona urbana, na Campanha de Vacinação Contra Raiva. As atividades começaram às 8h e se encerraram às 17h do último sábado (02). 

Sob a supervisão do médico veterinário e professor mestre da instituição, Kleberson Conrado de Araújo, os acadêmicos aplicaram a vacina nos animais em diversos pontos da cidade. “É importante a participação dos acadêmicos em atividades como esta, eles foram orientados e estão bem preparados, sabem como segurar o animal e de que forma deve ser feita a aplicação da vacina”, explicou o professor. 

A raiva é uma doença altamente letal, causada por um vírus e todos os mamíferos terrestres são suscetíveis a ela, sendo os cães, gatos e morcegos os seus principais transmissores para o ser humano, através da mordida, arranhão ou lambedura de mucosas, como olhos e boca. A única forma de prevenção da raiva é por meio da vacina, por isso é tão importante que os animais de estimação como cães e gatos estejam devidamente vacinados. 

De acordo com o Coordenador do Controle e Combate as Endemias de Espigão D’ Oeste, Adalberto Mesquita Coelho, a parceria entre a instituição e o município vem trazendo muitos benefícios para a sociedade. “Em nome da Secretaria de Saúde, quero agradecer o UNIFACIMED, em especial aos acadêmicos de medicina veterinária. Nós sabemos que sem essa parceria não conseguiríamos atingir a cobertura que atingimos, é de suma importância conseguirmos vacinar o máximo de animais possíveis”, destacou.

A próxima Campanha de Vacinação Antirrábica será no município de Cacoal neste sábado (9).