COMUNICADO - Aos acadêmicos do 5º ano do curso de Medicina.

Como é sabido por todos, a população mundial vive uma situação atípica, em função da pandemia do COVID-19. Diante dessa conjuntura, a FACIMED vem estudando e propondo soluções para prosseguir com o cumprimento regular dos cursos e a operação da Instituição.

Por essas razões, os valores referentes a mensalidades serão mantidos. As aulas práticas realizadas em hospitais e clínicas escolas e os estágios serão reorganizados em um novo cronograma, para que haja o cumprimento da carga horária prevista, que será divulgado quando da autorização das autoridades governamentais para retorno das atividades.

Reforçamos ainda nosso empenho e compromisso com os nossos alunos e enfatizamos que não haverá prejuízo com relação as atividades acadêmicas do semestre letivo de 2020/1.

Para que os acadêmicos possam prosseguir com o vínculo com esta faculdade, será necessário que seja realizada a rematrícula para o segundo semestre de 2020, conforme previsão no calendário acadêmico.

Frisamos ainda que, os serviços contratados e pagos, de aulas práticas e estágios, firmados em 2020/1 e 2020/2, que por razões de força maior, não puderem ser concluídos no período corrente, serão devidamente entregues, conforme disposição contratual, independentemente do tempo em que isso venha a ocorrer.

No caso de discordância, por parte do acadêmico, desta medida, é concedido ao acadêmico o direito de trancamento da matrícula com o fim de interromper temporariamente seus estudos, mantendo o vínculo com a FACIMED e tendo seu direito à renovação de matrícula, desde que sejam observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico para tanto.

Destaca-se que, nas situações de trancamento, cabe ao aluno se submeter às adaptações em virtude de possíveis alterações curriculares que possam ocorrer no período de afastamento do acadêmico em razão do trancamento.

Para formalização do trancamento, deverá ser preenchido requerimento, devendo constar expressamente o período de tempo desejado de trancamento, não podendo ultrapassar a dois anos letivos, e nem será possível requerimento consecutivo de trancamento. Considerando ainda o caráter pessoal deste pedido, o requerimento só poderá ser realizado por outrem mediante apresentação de instrumento de mandato com reconhecimento de firma realizado por cartório.

Vale ressaltar que, para que não gere obrigações financeiras do mês de julho, o trancamento deverá ocorrer até 01/07 2020.

No que tange ao retorno do aluno, fica condicionado à existência de vaga, tendo prevalência em relação às solicitações de transferências.

O período letivo em que a matricula do acadêmico estiver trancada não é computado para efeito de verificação do tempo máximo para integralização do currículo pleno do curso.

Vale Salientar que, os acadêmicos que decidam seguir com a continuidade do contrato, com o pagamento das mensalidades, poderão se aproveitar dos benefícios previstos no programa PASS - Programa de Acolhimento de Assistência Socioeconômica.

Contamos que essa situação mundial em que nos encontramos seja o mais breve possível resolvida, com intuito de que possamos voltar a prestar os serviços da forma como contratado e reafirmamos nossos esforços para com os acadêmicos, novamente nos propondo a impedir prejuízos proveniente dessa situação.