Coordenador de Medicina Veterinária tem trabalho publicado em Congresso de referência Internacional

Coordenador de Medicina Veterinária tem trabalho publicado em Congresso de referência Internacional

A Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões congrega profissionais graduados vinculados principalmente à área de tecnologia de embriões e reprodução animal

O professor e Médico Veterinário, Jair Sábio de Oliveira Júnior, teve recentemente trabalho publicado e apresentado na 34ª Reunião Anual Científica, promovida pela Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), que tem o objetivo de servir como um fórum para a troca de informações entre profissionais, cientistas, educadores, criadores e estudantes, bem como entre fornecedores de materiais na área de biotecnologia reprodutiva. A reunião, que excepcionalmente por conta da pandemia foi realizada de forma online, contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, onde foram apresentados os principais avanços nas áreas básica e aplicada.

Os resultados apresentados no evento, pelo Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Facimed, se referem às alterações na contagem de folículos antrais e características ovarianas do período pré-pubere ao pós-pubere em novilhas Nelore. No ano de 2018, também apresentou trabalho científico na 32ª Reunião Anual da SBTE, em Florianópolis-SC, intitulado: Associação entre hiperativação espermática e capacidade ovulatória na fertilidade de vacas pós-parto submetidas à Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). “A bovinocultura contribui e muito com a economia do planeta e nacional, além de produzir alimento (proteína animal) de qualidade para a crescente população mundial. Porém, no Brasil, ainda temos um rebanho bovino de baixa eficiência reprodutiva, fator que impacta diretamente na economia, na produção de alimentos e na sustentabilidade ambiental. Melhorando a eficiência reprodutiva, em com isso o sistema de produção, podemos produzir mais em uma mesma área”, destacou o Médico Veterinário.

Os trabalhos apresentados pelo professor Jair, fazem parte do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia na área de concentração: Biotecnologia, com linha de pesquisa em Bioprospecção e desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos do programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE), e contaram com a colaboração de pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) de Porto Velho-RO, sob orientação do pesquisador Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer.

As publicações foram feitas em forma de resumo, na Animal Reproduction e podem ser conferidos no site da revista, clicando no link www.animal-reproduction.org.

Pesquisa apresentada em 2018 na 32ª Reunião Anual da SBTE, em Florianópolis-SC