Egressa da Facimed é voluntária da ONG ‘Amigo da Vez’ patrocinada pela Colgate

Melissa foi uma das dentistas voluntárias da missão no município de Rio Crespo

Já dizia um dos escritores mais influentes do século XX, Franz Kafka, que a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Foi em busca deste  caminho que a egressa do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) e Pós-Graduada em Odontologia Hospitalar  pelo Hospital Israelita Albert Einstein/SP, Melissa Melges, se tornou voluntária de uma ONG de São Paulo chamada Amigo da Vez,  o objetivo da Organização não Governamental é levar aos locais mais distantes e de difícil acesso a orientação e conscientização da higiene oral através de jogos,  brincadeiras lúdicas e distribuição de kits de higiene oral, além de tratamento odontológico. A Colgate foi a patrocinadora oficial das missões da ONG, ajudando com hospedagem, alimentação e transporte de todos os dentistas voluntários, além dos kits para distribuição para as famílias carentes.

Este ano ao todo foram 9 missões concluídas pela ONG, uma delas na região Norte em Rondônia, no município de Rio Crespo, que fica a 348 quilômetros da capital Porto Velho. 20 dentistas voluntários, de diversas regiões do Brasil realizaram 1.831 procedimentos com 636 atendimentos. “Durante a missão ouvimos muitas histórias tristes e de superação. Concluímos casos que fizeram nos emocionar muito, como a Dona Mirna que deixou de visitar a mãe 2 vezes por vergonha do sorriso, ela esperava há 10 anos para concluir um tratamento endodôntico nos dentes anteriores,  depois do procedimento Dona Mirna saiu sorrindo e chorando ao mesmo tempo de tão emocionada. Cada sorriso nos motivava a trabalhar mais e mais”.

Para Melissa a prática da Odontologia humanizada faz tão bem aos pacientes como também aos profissionais. “Foi uma das melhores experiências da minha vida, não tratamos apenas de dentes, e sim, de pessoas. Poder viver a experiência de conviver com vários tipos de especialidades dentro da odontologia e fazer um trabalho multidisciplinar para pessoas que não tinham condições nenhuma de pagar por um tratamento desses, foi muito gratificante. Já estou com saudades dessa experiência e com certeza faria muitas e muitas vezes”, destacou a dentista.

Para quem tem interesse em conhecer os trabalhos da ONG Amigo da Vez é só acessar o Instagram @amigodavez.ong. A próxima missão da organização será na cidade de Ingazeira Pernambuco. Os profissionais interessados em se voluntariar podem se inscrever pelo link: bit.ly/sfsrec