Enfermagem realiza a 1ª oficina de apresentação do grupo de pesquisa do curso

Os pesquisadores já se destacam totalizando 14 produções aceitas em eventos em diversos lugares do Brasil

O curso de Enfermagem da UniFacimed promoveu de forma online a 1ª oficina de apresentação do grupo de pesquisa (GPENF), que possui um importante papel no desenvolvimento da ciência e dos cursos de graduação da UniFacimed. Segundo a coordenadora do curso Teresinha Cícera Teodoro, é essencial para a Enfermagem a valorização da produção científica para o desenvolvimento de uma prática clínica baseada em evidências, permitindo maior visibilidade, reconhecimento e sua consolidação como ciência. “A importância da interface entre pesquisa e formação acadêmica se dá pela influência positiva da investigação científica em paralelo à prática profissional”, destacou.

O objetivo do grupo, é o de estimular o espírito de pesquisa junto aos seus membros, estabelecer intercâmbio com outros pesquisadores sobre políticas educacionais e processo ensino/aprendizagem e participar de eventos científicos apresentando os resultados obtidos por meio das pesquisas realizadas.

O GPENF iniciou suas atividades no mês de julho deste ano, porém os estudantes já têm participado de eventos locais, regionais e nacionais, com apresentação de trabalhos, além da publicação de artigos, capítulos de livros e relatos de experiências. Embora o grupo tenha ainda pouco tempo de formação, ele já se destaca, totalizando 14 produções.

O grupo apresentou trabalhos nos seguintes eventos:

Congresso Internacional de Medicina e Saúde

Congresso Mineiro de Enfermagem

II Semana Científica do Agreste Pernambucano (Secap)

Seminário de Pesquisa/Semp, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

II Encontro de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Rondônia (Unir)

I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública

Docentes do GPENF