Formado pela Facimed, Farmacêutico conquista vaga em Mestrado na USP

Guilherme irá desenvolver um projeto avaliando a Interação do Consumo Crônico de Álcool Associado a Inflamação Intestinal com Patologias Pulmonares

Apaixonado pela área biológica desde criança, Guilherme Prates Bohrer, formado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), teve a chance de iniciar na pesquisa, ainda quando cursava o ensino médio.

No Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o então ainda garoto, cheio de sonhos, foi aluno de Iniciação Científica na área de biologia. Trabalhou em um projeto de pesquisa, o qual resultou na publicação de 3 artigos científicos apresentados em uma edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi a partir daí, que Guilherme teve mais certeza do desejo de ingressar em um curso que proporcionasse campos de atuação, onde pudesse desenvolver na área científica, foi aí então, que surgiu a decisão de ingressar no curso de Farmácia da Facimed. “Durante a graduação, eu tive afinidade pelas aulas práticas e sempre me dediquei as disciplinas de maior interesse, como Fisiologia e Farmacologia. Ao final do curso juntamente com a minha orientadora, desenvolvi um trabalho onde mostramos a atividade dos anti-inflamatórios não esteroidais como um possível candidato a desenvolver ação antifúngica”, destaca.

Guilherme conta que, sabendo do interesse dele sobre a pesquisa, professores o incentivaram a procurar um mestrado. A convite do docente André Schmidt Suaiden, Guilherme conheceu a Universidade de São Paulo (USP) e foi aprovado para participar durante 3 semanas do curso de Inverno de Farmacologia onde conheceu de perto as linhas de pesquisa do departamento. “Após o curso, tomei a decisão que viria para São Paulo cursar o Mestrado. Ao final da minha graduação em 2019, retornei para São Paulo e iniciei os estudos no Laboratório de Fisiopatologia da Inflamação Pulmonar Experimental do Departamento de Farmacologia da USP.  Após 4 meses no laboratório, prestei o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e fui aprovado”, pontua.

No Mestrado, o Farmacêutico irá desenvolver um projeto avaliando a Interação do Consumo Crônico de Álcool Associado a Inflamação Intestinal com Patologias Pulmonares.

Guilherme ainda destaca que os professores e o ensino de qualidade oferecido pela Facimed, foram importantes para o ingresso na USP. “A instituição contribuiu para que obtivesse conhecimento e consequentemente, uma boa nota no processo seletivo de ingresso no Mestrado. As disciplinas dos professores Robson Morais e Luis Fernando Matos, aliado aos incentivos da professora Josiane Lampire e da Coordenadora Valquíria Lenzi, proporcionou a minha vinda para São Paulo e meu ingresso no mestrado na Universidade de São Paulo”, finaliza.

Guilherme na colação de grau