Ligas de Enfermagem da Facimed influenciam na comunidade e na vida acadêmica

O curso já soma 4 ligas distribuídas em diferentes áreas da saúde

Os acadêmicos de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) vêm desenvolvendo um importante trabalho em atendimentos e orientações à comunidade por meio das ligas acadêmicas, hoje o curso já soma 4 ligas distribuídas em diferentes áreas: Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC) Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem (LAUENF) Liga Acadêmica de Enfermagem de Ginecologia e Obstetrícia (LAEGO)  e Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia e Hematologia (LAEOH).

Participar das ligas tem sido também um diferencial na graduação dos estudantes, prova disso é a sala do 9º período de Enfermagem, dos 37 acadêmicos, 25 são ligantes. A presidente da LAEGO Keila Lipke, explica que as ligas costumam ajudar os estudantes a descobrir qual área seguir após a formação acadêmica. “ Quando a gente ingressa na faculdade, nós geralmente não temos áreas definidas, durante o curso nós descobrimos que há vários pontos de atuação, o grande destaque das ligas é trazer para o estudante qual a identificação dele, qual o rumo que ele quer seguir”, disse.

Os ligantes fazem palestras em empresas e comunidades, isso contribui para que eles ainda na graduação já conheçam a realidade da saúde de cada área e os principais problemas da sociedade.  Os estudantes também contribuem com a pesquisa em eventos científicos da região e Congressos Nacionais, o que acrescenta no currículo do acadêmico.

“As ligas são uma forma de treinar e motivar os acadêmicos ainda na graduação a se ambientar em um tema específico da saúde. Acredito que essa motivação desperta cada vez mais o interesse dos acadêmicos em ingressarem nas ligas, onde é oferecido aulas extras, além de terem a oportunidade de liderar e trabalhar em equipe que é uma grande qualidade do enfermeiro”, destacou Amanda Queiroz, presidente da LAEC.