Mensagem da Facimed à comunidade acadêmica sobre o Covid-19

Mensagem da Facimed à comunidade acadêmica sobre o Covid-19

A instituição está atenta às atualizações epidemiológicas e ao plano de contingenciamento do Ministério da Saúde e da SESAU-RO. Felizmente, nenhum caso foi confirmado em Rondônia até o momento

A recente pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, exige de todos, envolvidos com o ensino e a atenção à saúde das pessoas, um comportamento calmo, com interpretação racional dos dados e sempre baseada em evidências científicas, e sem perder de vista o nosso compromisso com a saúde pública.

É por isso que a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), uma instituição que tem a missão de formar profissionais com competência e capacidade crítica para lidar com os problemas de saúde da população, entende que também tem a responsabilidade de esclarecer a comunidade acadêmica sobre esse importante desafio e divulgar informações sobre os cuidados individuais e coletivos que devem ser observados.

A instituição também se compromete em assumir o seu papel na divulgação de conhecimento científico aos alunos e à comunidade de Cacoal, contribuindo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal em ações articuladas que promovam a disponibilização de informações confiáveis e verificadas sobre a infecção pelo SARS-CoV-2 e seu enfrentamento. Esse é o principal objetivo deste folder.

O momento requer muita atenção para não se fazer interpretações equivocadas sobre a pandemia. Portanto, é importante estarmos atentos para informações distorcidas ou tendenciosas (“fake news”), que só trarão prejuízos no controle dessa possível epidemia em nosso meio!

Combata as “fake news” com argumentos científicos!

O enfrentamento dessa epidemia requer orientação correta sobre as atitudes e cuidados efetivos para minimizar a transmissão e a gravidade da doença, bem como para possível negligência e pânico desnecessários, que com frequência acometem as pessoas diretamente envolvidas com o problema.

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (SESAU-RO), juntamente com instituições e sociedade científicas especializadas em virologia e infectologia, já estabeleceu protocolo rigoroso para reduzir a transmissão e minimizar a gravidade da doença no território brasileiro. Assim sendo, a FACIMED, em seu compromisso de participar dessa campanha de orientação e prevenção da Covid-19, seguirá fielmente esse protocolo, cujo fluxograma deverá conduzir todos os procedimentos a serem adotados em casos suspeitos no âmbito do trabalho institucional.

A Facimed está atenta às atualizações epidemiológicas e ao plano de contingenciamento do Ministério da Saúde e da SESAU-RO. Além disto, felizmente, nenhum caso de Covid-19 foi confirmado em nosso estado até agora. 

 

Assinado por: Cor Jesus Fernandes Fontes
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Graduado em Estatística pela UFMT (2016), mestrado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Seu trabalho no ensino concentra-se nas áreas de epidemiologia e controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias e na assistência médica das Doenças Infecciosas e Parasitárias.
 

Fique sempre informado:

Mantenha o seu conhecimento sempre atualizado sobre a Covid-19.

Acesse os links abaixo:

Ministério da Saúde: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/

Ministério da Saúde: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/listacorona

World Health Organization: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

SESAU-Rondônia: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/13/PLANO-DE-CONTINGENCIA-novo-coronavirus-RONDONIA-EM-REVIS--O.pdf