Pesquisas são desenvolvidas em Laboratório Multidisciplinar de Inovação Tecnológica e Saúde

Um dos objetivos dos acadêmicos da Facimed é atender também a sociedade local com os benefícios dos estudos

Fundado em junho de 2019, pelo Engenheiro Eletricista e professor mestre, José Wanderson Oliveira Silva, em parceria com os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Josana Fernandes, Sabrina Correia, Wanessa Glanzel e Cleverson Porto. O Laboratório Multidisciplinar de Inovação Tecnológica e Saúde da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), é um espaço que integra a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados a atividades educacionais e tem sido local de importantes pesquisas científicas.

Segundo o professor Wanderson, a ideia surgiu a partir da decisão de criar um modelo próprio de residências tendo base a utilização de recursos renováveis. “ Inclui pesquisas de estudantes e professores de cursos de graduação, mestrado e doutorado, realizadas no escopo do Grupo de Pesquisa. Promove também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar”, destacou o professor mestre em Neuroengenharia

Neste período de pandemia, os trabalhos não pararam, os experimentos estão sendo realizados online, as turmas do laboratório estão divididas em três áreas, estudantes da Engenharia, Arquitetura e Saúde.

Nesse primeiro semestre de 2020, as equipes acadêmicas do laboratório de inovação desenvolveram uma série de projetos, pesquisas e publicações dentro de um período de trabalhos intensos. O laboratório possui 38 acadêmicos cadastrados, 15 estudantes voluntários, 2 professores e 2 coordenadores de curso atuantes.

Neste período foram desenvolvidas pesquisas que tiveram destaques em publicações:  1 em Revista Internacional (World Journal of Engineering and Technology);  02 Publicações de resumos no I Congresso Brasileiro de Saúde On-line; 01 Publicação em Revista da Facimed; 3 Capítulos de Livros sendo concluídos;  2 Patentes em Andamento; 2 Aparelhos desenvolvidos;  12 Projetos Ativos; 1 Projeto de Implantação de ensino da robótica educacional; 12 Artigos desenvolvidos e em desenvolvimento; 1 Projeto de extensão em robótica e 6 Projetos para execução no semestre 2020.2.