Projeto inédito é realizado nas PCHs Cabixi com parceria de acadêmicas de Biologia da Facimed

Projeto inédito é realizado nas PCHs Cabixi com parceria de acadêmicas de Biologia da Facimed

Foi realizado o monitoramento ambiental da qualidade da água das Pequenas Centrais Hidrelétricas estudando os Macroinvertebrados

As acadêmicas Katiele de Jesus Sacoman, Larissa Gabriela de Araújo Goebel e Mariza de Lima Schiavi do 8º período do curso de Biológica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) foram convidadas a participar do monitoramento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Cabixi I e II para atender a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso. Junto com o Engenheiro Ambiental Cleber Max Vieira Gasques e da Gestora Ambiental Carla Silveira, eles realizaram o monitoramento ambiental da qualidade da água (Limnologia), estudando os Macroinvertebrados Bentônicos, Fitoplânctons e Zooplanctons. 

Segundo Katiele o trabalho realizado nas PCHs é inédito e o que foi coletado será enviado para análise. O convite para participar do projeto surgiu do próprio Engenheiro Ambiental Cleber Max, responsável pela ação. A produção das PCHs é distribuída em Vilhena e todo o Cone Sul de Rondônia. “Notavelmente a necessidade de geração de energia elétrica vem aumentando ao decorrer dos anos, principalmente no estado de Rondônia pela riqueza de recursos hídricos. Através desta oportunidade foi possível verificar que é possível gerar produtos conciliado com a qualidade ambiental, tendo em vista que o Biólogo é o principal agente da interação entre estes processos”, disse a estudante Katiele.