Simpósio de Iniciação Científica da Facimed recebe 170 inscrições de trabalhos

O IX Simpósio de Iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), reuniu projetos de pesquisa realizados por acadêmicos da Facimed e outras instituições. Este ano, 170 trabalhos foram inscritos e 151 aprovados e apresentados por meio de Banners e apresentação oral.

Eusiane Maria Alves da Costa, destacou um projeto bem polêmico nos dias atuais, a publicação na internet de fotos e vídeos de pessoas envolvidas em acidentes ou tragédias no município de Cacoal. A Estudante decidiu pesquisar sobre o tema depois de receber pelo próprio telefone várias imagens de pessoas acidentadas. “Eu fiquei me perguntando por que as pessoas fazem isso, qual o motivo? Isso é um desrespeito às famílias das vítimas e pessoas envolvidas nessas situações. Como estudante e futura psicóloga, é muito gratificante poder expor o tema para a comunidade. O objetivo é que as pessoas vejam este trabalho e tomem consciência do mal que elas podem causar quando compartilham”, ressaltou a acadêmica do 10º período de Psicologia.

O Simpósio de Iniciação Científica da Facimed incentiva a pesquisa entre acadêmicos e professores, mas segundo o docente Marcelio Viana da Silva, a maior parte beneficiada com os projetos é a sociedade. “Muitos trabalhos pesquisados por acadêmicos são problemas enfrentados pela comunidade local, com as pesquisas eles encontram e apresentam soluções desses problemas. A iniciação científica não é só importante para o acadêmico ou orientador. Esta edição do simpósio tem marcado muito isso, em pesquisas relevantes e interessantes que trazem uma resposta cientifica para nós como comunidade”, afirmou Viana.

Além do Simpósio, a Facimed também possui o Programa de Incentivo à Iniciação Científica (PIIC), que oferece bolsas para acadêmicos e professores da instituição. “Este ano a Facimed ofereceu 6 bolsas para o acadêmico e o professor, isso é uma forma de incentivar a pesquisa científica”, destacou o organizador do Simpósio, professor Heriton Marcelo Ribeiro Antonio.

Todos os trabalhos apresentados no Simpósio estão disponíveis no site da Facimed e serão publicados na revista científica da instituição.