UBS Habitar Brasil inicia ações da campanha Novembro Azul com estudantes de Medicina da Facimed

Durante todas as quartas-feiras de novembro, haverá atendimento médico exclusivo para os homens na unidade

Através da disciplina de Interação Comunitária II, acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) realizaram em parceria com a Unidade Básica de Saúde Habitar Brasil, a abertura da campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Aproximadamente 100 homens receberam atendimentos médicos com testes rápidos, exames de sífilis, hepatite B e C, HIV, verificação de pressão arterial, palestras sobre saúde do homem e orientações sobre hipertensão e diabetes.

“Viemos com a equipe completa de médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, com a disponibilização de materiais impressos e médicos, tanto da estratégia da saúde familiar, como dos professores e acadêmicos da Facimed para tirar dúvidas dos usuários”, informou a gerente da UBS Edegmar Oliveira de Souza.

Durante todo mês, as quartas-feiras haverá atendimento médico exclusivo para os homens com triagem para o exame PSA. “Nesse mês todas as unidades de saúde estão preparadas para oferecer exames preventivos para os homens, principalmente, com relação ao câncer de próstata, que mais causa morte entre os homens” destacou o estudante de Medicina, Carlos Germano.