UNIFACIMED orienta população sobre a prevenção do câncer bucal

Segundo o Ministério da Saúde o câncer de boca acomete mais os homens

Sempre preocupado com o bem-estar da população, o UNIFACIMED promoveu, junto com os acadêmicos do curso de Odontologia da Instituição sob orientação das professoras Zilanda Martins e Tatiana Pereira, em parceria com a Prefeitura de Cacoal, mais uma ação de prevenção ao câncer.  Os estudantes estiveram, na última quinta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Cristo Rey para atender e orientar a população em relação ao câncer bucal.

Desta vez a ação foi voltada para o público masculino, já que de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, também podem desenvolver a doença. O câncer bucal pode ser prevenido de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

"Foram realizados atendimentos odontológicos para avaliação de lesões bucais e ações de profilaxia, também foram entregues kits odontológicos com escovas de dente, creme dental, fio dental e a distribuição de panfletos educativos, foi um momento muito produtivo, onde os acadêmicos puderam repassar o conhecimento adquirido em sala de aula", destacou a professora do curso de Odontologia do UNIFACIMED, Tatiana Pereira.

Além dos atendimentos, houve palestras educativas para destacar a importância do diagnóstico precoce da doença, a acadêmica de odontologia, Suzana Mioranza Bif, foi uma das palestrantes. “Abordamos sobre causas e sintomas, a importância de fazer o autoexame e as principais características do câncer de boca, que pode ser percebido pelo próprio paciente no dia a dia, orientamos também sobre o que fazer caso tenha suspeita de lesão maligna na cavidade oral”, explicou a estudante.