Vítimas de violência doméstica serão atendidas por estudantes de Psicologia

Os acadêmicos vão prestar apoio ao trabalho do Núcleo Psicossocial em parceria com a Comarca de Cacoal

Uma importante parceria firmada entre o Núcleo Psicossocial da Comarca de Cacoal, juízes da 1ª e 2ª varas criminal, coordenadores do programa Reaprender e o curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) resultou no programa para atender homens e mulheres vítimas de violência doméstica.

Este é o quarto ano do programa e primeira vez em parceria com o curso de Psicologia da Facimed. “A parceria é muito importante, pois temos uma demanda muito grande e com isso poderemos atender melhor”, ressaltou a chefe do Nups, Ivonete Carvalho Silva.

As reuniões vão acontecer sempre na última sexta-feira de cada mês. Os atendimentos serão realizados por meio de rodas de conversas com os grupos separados. “ Primeiro trabalharemos com o grupo das vítimas de violência, as quais comparecem de forma voluntária e em seguida com os agressores, que participam do grupo por decisão judicial. Os assuntos serão voltados para autoestima, tipos de violências, melhorias no ambiente familiar”, ressaltou a acadêmica do 7º período de Psicologia, Ana Paula Barros de Carvalho.

Discutir violência contra mulher é um instrumento para evitar mortes. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Facimed, Leila Gracieli, a incidência de violência doméstica em Rondônia é grande, por isso é de suma importância a participação de instituições para o objetivo de mudar o pensar e o agir dos que praticam e as vítimas que toleram esse tipo de violência. “É responsabilidade das instituições de ensino superior desenvolverem ações que diminuam tais práticas, bem como modifiquem essa cultura da violência. A Facimed e o curso de Psicologia estão comprometidos com esse propósito e este é a primeira de grandes parcerias neste sentido”, afirmou Leila.

Os acadêmicos de Psicologia participantes do programa são: João Carlos Alves de Sousa, Jéssica de Oliveira Pomaroli Moreira, Jacob Alves de Almeida, Karine Miranda Prado Gomes e Ana Paula Barros de Carvalho.

Reunião com os participantes do programa