Vítimas de violência doméstica serão atendidas por estudantes de Psicologia

Vítimas de violência doméstica serão atendidas por estudantes de Psicologia

Os acadêmicos vão prestar apoio ao trabalho do Núcleo Psicossocial em parceria com a Comarca de Cacoal

Uma importante parceria firmada entre o Núcleo Psicossocial da Comarca de Cacoal, juízes da 1ª e 2ª varas criminal, coordenadores do programa Reaprender e o curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) resultou no programa para atender homens e mulheres vítimas de violência doméstica.

Este é o quarto ano do programa e primeira vez em parceria com o curso de Psicologia da Facimed. “A parceria é muito importante, pois temos uma demanda muito grande e com isso poderemos atender melhor”, ressaltou a chefe do Nups, Ivonete Carvalho Silva.

As reuniões vão acontecer sempre na última sexta-feira de cada mês. Os atendimentos serão realizados por meio de rodas de conversas com os grupos separados. “ Primeiro trabalharemos com o grupo das vítimas de violência, as quais comparecem de forma voluntária e em seguida com os agressores, que participam do grupo por decisão judicial. Os assuntos serão voltados para autoestima, tipos de violências, melhorias no ambiente familiar”, ressaltou a acadêmica do 7º período de Psicologia, Ana Paula Barros de Carvalho.

Discutir violência contra mulher é um instrumento para evitar mortes. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Facimed, Leila Gracieli, a incidência de violência doméstica em Rondônia é grande, por isso é de suma importância a participação de instituições para o objetivo de mudar o pensar e o agir dos que praticam e as vítimas que toleram esse tipo de violência. “É responsabilidade das instituições de ensino superior desenvolverem ações que diminuam tais práticas, bem como modifiquem essa cultura da violência. A Facimed e o curso de Psicologia estão comprometidos com esse propósito e este é a primeira de grandes parcerias neste sentido”, afirmou Leila.

Os acadêmicos de Psicologia participantes do programa são: João Carlos Alves de Sousa, Jéssica de Oliveira Pomaroli Moreira, Jacob Alves de Almeida, Karine Miranda Prado Gomes e Ana Paula Barros de Carvalho.

Reunião com os participantes do programa