Acadêmicos da Facimed apresentam pesquisas em Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

O evento possibilitou aos participantes discussões, reflexões e proposições coletivas aos participantes

Psicólogos, acadêmicos, professores, profissionais e pesquisadores de Educação, Saúde e outras áreas, estiveram reunidos em Campo Grande/MS, para o XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE) entre os dias 28 a 31 de agosto.  O tema principal do evento deste ano foi “Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Interlocuções com a Psicologia Escolar e Educacional”.

Os acadêmicos de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) apresentaram duas importantes pesquisas no Congresso. Ana Beatriz Lima Victoria Pereira e a coautora professora Núbia Roberta Ayres, levaram até o evento a pesquisa sobre a Psicologia Escolar no Interior da Amazônia: Um relato de Estágio. Beatriz conta que durante o evento pode ter contato com diversos profissionais de diferentes partes do Brasil. “Foi uma experiência única, pois podemos notar que a nossa faculdade está tão avançada quanto os grandes centros.  A participação contribui para o meu crescimento. Meu trabalho foi muito elogiado, houve a troca de contato com profissionais para possível interesse de parcerias”, destacou a estudante.

Allan Matos Rosa Roberto e Cibele Luane Mendes Gomes, também apresentaram a pesquisa sobre as Habilidades Sociais como Ferramentas em Psicologia Escolar: Relato de Estágio na Amazônia Ocidental, com a orientação também da professora Núbia Roberta Ayres. Orgulhosos, eles puderam representar a Facimed e o município de Cacoal no Congresso. “É muito satisfatório poder levar o conhecimento que aprendemos em estágio para outros lugares.  Foi uma experiência maravilhosa apresentar dois trabalhos que a professora Núbia sempre apoiou e incentivou. Também adquirimos muito conhecimento que vamos trazer para nossa realidade, pois como admiradores da Psicologia Escolar devemos estar sempre em pesquisas e atuando para melhora da nossa sociedade”, afirma Allan.

O Congresso possibilitou aos participantes discussões, reflexões e proposições coletivas que subsidiem os profissionais diante dos desafios encontrados no fazer cotidiano, reflexões especialmente nas áreas de Psicologia e Educação Inclusiva.

Ana Beatriz Lima Victoria Pereira, durante o congresso

Cibele Luane Mendes Gomes e Allan Matos Rosa Roberto na apresentação do trabalho