Enfermagem da Facimed realiza ação na campanha de conscientização do Outubro Rosa no Shopping

Enfermagem da Facimed realiza ação na campanha de conscientização do Outubro Rosa no Shopping

O Enfermeiro tem um papel importante no tratamento da doença, tanto nos procedimentos técnicos quanto no cuidado humanizado

Na última quarta-feira, os acadêmicos do 7 e 8º períodos de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), estiveram presentes no Shopping de Cacoal para uma importante ação de conscientização na campanha do Outubro Rosa. Os estudantes realizaram orientações sobre o autoexame, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, primeira causa de mortes por câncer entre as mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, além de testes de glicemia, verificação de pressão e o sorteio de alguns brindes. Houve também a orientação das mulheres na prevenção do colo do útero. “A importância desse evento, é conscientizar   a importância da prevenção do autocuidado das mamas, se cuidar é a melhor forma da prevenção”, destacou a acadêmica Alexandra Alves de Carvalho.

A Enfermagem tem um papel importante no tratamento da doença, tanto nos procedimentos técnicos quanto no cuidado humanizado, fundamental para pacientes fragilizadas pelo diagnóstico e pelos efeitos do tratamento. O câncer de mama afeta não apenas a saúde, mas também a autoestima das pacientes. É importante ressaltar que descoberto precocemente, o câncer de mama tem alto índice de cura.