Projeto de Enfermagem da Facimed leva ações sociais para aldeia indígena Paiter Suruí

Os estudantes proporcionaram momentos lúdicos com as crianças e orientações sobre alimentação saudável com as mulheres

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed|) e integrantes da Liga Acadêmica Interdisciplinar em Pediatria (LACIP), visitaram a Aldeia Paiter Surui e proporcionaram aos indígenas momentos lúdicos com as crianças, como jogos, brincadeiras e pinturas e orientações sobre práticas alimentares com as mulheres.  A atividade faz parte do Projeto Enfermagem em Ação, que teve orientação da Coordenadora do curso Teresinha Cícera Teodora Viana e da Professora Patrícia Bonfim.

Segundo a professora Teresinha, inserção do acadêmico de Enfermagem com a comunidade indígena favoreceu compreender o desenvolvimento do processo saúde-doença no contexto físico e cultural dos povos indígenas e possibilitou a identificação de situações que se constituem em risco para a saúde da comunidade, reflexão sobre as atuais atribuições do Enfermeiro na atenção à saúde indígena, visando estratégias na promoção da saúde dos povos.

A realidade da comunidade exigiu dos estudantes criatividade, iniciativa e espírito de trabalho em equipe, para execução das atividades propostas. O aprendizado está fundamentado na prática cotidiana e ganha sentido a partir da realidade de trabalho em campo. A partir de situações vividas na prática os estudantes são sensibilizados a atuarem de forma ativa, a se mobilizarem na construção de novos conhecimentos frente a saúde indígena. O projeto tem finalidade formar um profissional com o perfil que atenda as recomendações das diretrizes curriculares do curso de Enfermagem, ou seja, dar respostas às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente de acordo com as necessidades de saúde de cada população.