Projeto de estudantes da Facimed é destaque na área de energia renovável

O grupo é composto por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil

Os diversos cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) têm desenvolvido importantes pesquisas dentro dos laboratórios que a instituição possui. Um deles, o grupo composto por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil está desenvolvendo uma pesquisa científica sobre uma residência totalmente automatizada com energia renovável.

Segundo a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Wanessa Glanzel Hoffmann, o projeto tem a tipologia residencial, trazendo a ideia de bioconstrução, com o objetivo de criar um espaço sustentável promovendo o equilíbrio do ser humano com o espaço interno e externo.  “Para buscar uma maior autonomia e menor impacto ambiental foram adotados métodos na busca para desenvolver um mecanismo inteligente que reconcilie o homem com o ambiente. Temos medidas de reutilização de água, destinação adequada do estrume orgânico por meio da bacia de evapotranspiração e através dessas técnicas proporcionar uma melhor qualidade de vida”, afirmou a estudante.

O professor responsável pela pesquisa, José Wanderson Oliveira Silva, destaca que a mais recente novidade é que o artigo foi apresentado, aceito e submetido para a Editora Atena, para publicação no livro Arquitetura e Urbanismo: Planejando e Edificando Espaços 3, com previsão de publicação em dezembro.

Os estudantes participantes do projeto “Mecanismo inteligente de geração de uma expressão arquitetônica com o ambiente automatizado” são: Wanessa Glanzel Hoffmann, Josana Fernandes da Rosa, Marcos Rocha Galvão Fagundes de Souza, Cleverson Porto da Silva, Fernanda Barreto, Rafael Bastos Duarte e Sabrina Correia Barros.

Imagem com alguns resultados do projeto